O que é Coaching Pessoal e Profissional?

Nossos programas de aprendizado de pares são personalizados para atender a natureza e as necessidades da organização de nossos clientes. Os programas podem incluir uma variedade de abordagens para o aprendizado. Muitas vezes, o coaching entre pares é o cerne do processo de aprendizagem.

Por que o coaching pessoal e profissional é tão exigente?
Antes de definirmos o coaching, vamos primeiro ver por que ele é tão popular hoje em dia. No meio de mudanças e desenvolvimentos contínuos, as pessoas raramente ficam presas simplesmente porque lhes faltam alguma informação importante ou algum procedimento preciso de um curso ou livro. Em vez disso, muitas vezes ficam presos em como pensam e sentem sobre si mesmos ou sobre suas situações na vida e no trabalho. As pessoas estão ficando muito presas ultimamente. Vejamos algumas das principais razões pelas quais:

  • Uma explosão no uso de telecomunicações globais abriu novos mercados em todo o mundo e isso aumentou drasticamente a concorrência entre as empresas.
  • Para serem mais competitivos, as empresas estão se tornando mais receptivas às necessidades dos clientes, incluindo a reorganização e a descentralização em torno de estruturas organizacionais mais planas.
  • Além disso, as organizações estão se tornando muito mais sensíveis aos diferentes valores, opiniões e perspectivas nos novos ambientes de mercado e trabalho.
  • Consequentemente, para trabalhar de forma eficaz, as organizações e os funcionários devem estar continuamente abertos e se adaptando ao feedback de seus mercados e outros ambientes. (Isso é chamado de aprendizado contínuo).
  • Os resultados dessa mudança rápida incluem desafios e problemas mais complexos em nossas vidas e trabalhos.
  • Os meios tradicionais para lidar com esses desafios e problemas não estão funcionando tão bem quanto o necessário.
  • Por exemplo, o tradicional estilo de liderança autocrático e de cima para baixo não é compatível com a permanência aberta a feedback e aprendizado.
  • Problemas complexos não podem ser resolvidos por especialistas e gurus que lideram seguidores através de abordagens altamente analíticas e racionais.
  • Sessões de treinamento one-shot, como seminários e workshops, não são tão eficazes em ajudar os alunos a aprender continuamente com suas experiências.
  • Consequentemente, as empresas estão exigindo que os serviços de treinamento e desenvolvimento sejam muito mais eficazes para ajudar as pessoas a “aprender a aprender” (aprendizado contínuo) e aplicar esse aprendizado ao local de trabalho.
  • Todas essas questões estão ocorrendo ao mesmo tempo em que muitos de nós buscam mais sentido em nossas vidas.
  • “[O coaching é] uma poderosa aliança projetada para encaminhar e aprimorar o processo vitalício de aprendizado, eficácia e realização humanos”.
Coaching Pessoal e Profissional
  • Instituto de treinamento de treinadores
    Vários pontos de vista e crenças sobre coaching
    Talvez uma definição de coaching também explique como o coaching aborda as principais questões que muitos de nós enfrentamos em nossas vidas e no trabalho. Nós estudamos uma variedade de modelos de coaching, incluindo durante estudos e pesquisas de mestrado e doutorado. Aprendemos que há muitos modelos de coaching e que esse número está aumentando rapidamente (embora muitos dos modelos de coaching pareçam ter muito em comum). Também fomos treinados em vários modelos de coaching e lemos muitos livros de coaching e outras publicações sobre coaching. Aprendemos que existem tantas definições de coaching quanto profissionais e escritores. Não existe uma abordagem padronizada e amplamente aceita para o coaching.

Por exemplo, alguns coaches vêem o coach como um especialista que ajuda o cliente, em parte, transmitindo conhecimento especializado ao cliente, enquanto outros coaches afirmam que o coach não precisa ter nenhum conhecimento sobre a meta do cliente. Alguns coaches afirmam que o coach conduz a experiência de coaching, enquanto outros coaches afirmam fortemente que o relacionamento de coaching é um dos iguais, em que a direção do coaching é completamente determinada pela natureza e pelas necessidades do cliente. Alguns coaches afirmam que o papel do coach inclui o papel de mentor, enquanto outros coaches afirmam fortemente que há uma grande diferença entre os papéis do coach e do mentor. Alguns coaches afirmam que o coach capacita o cliente, enquanto outros coaches afirmam que apenas o cliente pode se capacitar. Alguns treinadores afirmam fortes diferenças entre as práticas de coaching, aconselhamento, orientação e terapia. Essas diferenças entre visões de coaches dependem muito de seus valores pessoais, dos modelos de coaching a partir dos quais trabalham e do foco particular de seu coaching, por exemplo, coaching de desempenho, coaching pessoal ou empresarial, coaching de desempenho, coaching executivo , coaching de liderança, etc.

Existem vários tipos de conversas de coaching. Um tipo pode ser usado para tratar de um assunto curto e específico. Outros tipos incluem sessões contínuas para orientar e apoiar mudanças duradouras entre os clientes. O coaching é tradicionalmente realizado em pares, ou seja, o coach trabalha de forma individual com o cliente. O coaching também pode ser realizado em grupos, incluindo quando um coach treina vários clientes no grupo ou onde os membros do grupo treinam uns aos outros.

“[Coaching é um] relacionamento contínuo”

Deixe uma resposta